Uma ação humanitária pode ser uma obra de arte. Este trabalho é de autoria de Adriano Carnevale Domingues, arquiteto, artista plástico e, pode-se dizer assim, um ativista da arte ou um artista do ativismo. Descobri à pouco, um pouco do seu trabalho, e logo me interessei. Seguem aí fragmentos de um texto seu sobre este trabalho, o "Abrigo/Manifesto", além das imagens:
"Talvez a arquitetura não seja realmente importante, como diz o Arq. OscarNiemeyer, e que o importante é mudar este mundo injusto; mas utilizaremos
então a arquitetura como uma de nossas ferramentas , já que está na ação,
intenção e invenção a diferença que nos qualifica.
O Abrigo / Manifesto foi criado para, primeiramente, proteger seres
humanos que se encontrem em lugares diversos e depois alterar a
percepção daqueles que passam e não enxergam nada além de seus
celulares."
Vale a pena olhar seu blog onde tem outras obras suas, como a ação/exposição itinerante "até que a arte nos salve"(foto acima): http://adrianocarnevaledomingues.blogspot.com/
Para download do livro "Anarquitextura": http://arte100.net/portal/arquivos/rizoma/rizoma_anarquitextura.pdf
Excelente idéia do Adriano Carnevale. Só não concordo com a posição do Oscar Niemeyer. Assim, como o Adriano mesmo disse, todo tipo de conhecimento é importante e útil quando o objetivo é transformação social.
ResponderExcluirPara mim só depende da forma que o indivíduo enxerga sua arte e qual o seu objetivo. Depois disso, qualquer tipo de conhecimento é útil.
ASS: MagrO