Sobre este espaço

"Existem maneiras de pensar, agir e viver que possam ser mais satisfatórias, emocionantes, e principalmente dignas, do que as formas como pensamos, agimos e vivemos atualmente?"


Um de nossos tantos desejos... Se algum material que colocamos aqui, de alguma forma, estimular você a pensar ou sentir algo, pedimos de coração para que você use estas ideias. Copie, mude, concorde, discorde. A intenção deste blog é incentivar o questionamento e a intervenção das pessoas na sociedade. Pegue os textos, tire xerox, CONVERSE mais, faça por você, faça por todos nós, faça por ninguém. E se quiser, entre em contato(conosco, c/ qualquer um, com o meio, c/ a natureza...) Coletiva e humilde-mente - vive em paz, revolte-se!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

VIDEO: Sociedade Sem Escolas - Ivan Illich

Ivan Illich sonhou com um aprendizado livre de imposições do poder institucional. Esse sonho não é nenhuma grande utopia inalcançavel, nem mesmo um sistema inviável e, apesar disso, possui um poder de tranformação monstruoso. Quem sabe, esse potêncial de emancipação que uma sociedade sem escolas (ou, pelo menos, sem as escolas como as conhecemos hoje) pode ter, seja a própria causa do descaso com que essa questão é debatida entre os Dono$ da Educação Institucionalizada tradicional.

"A escola parece estar destinada a ser a igreja universal de nossa cultura em decadência."
Ivan Illich




----------------------------

Ass: MagrO

Um comentário:

  1. Olá colegas. Me interessei pelo tema e comecei a publicar uma série de vídeos sobre o livro de Ivan Illich. Este é o link: http://www.youtube.com/playlist?list=PL0k4OibqI6p4HQ7DH0vaxY3LCYgwhgia9

    ResponderExcluir