Sobre este espaço

"Existem maneiras de pensar, agir e viver que possam ser mais satisfatórias, emocionantes, e principalmente dignas, do que as formas como pensamos, agimos e vivemos atualmente?"


Um de nossos tantos desejos... Se algum material que colocamos aqui, de alguma forma, estimular você a pensar ou sentir algo, pedimos de coração para que você use estas ideias. Copie, mude, concorde, discorde. A intenção deste blog é incentivar o questionamento e a intervenção das pessoas na sociedade. Pegue os textos, tire xerox, CONVERSE mais, faça por você, faça por todos nós, faça por ninguém. E se quiser, entre em contato(conosco, c/ qualquer um, com o meio, c/ a natureza...) Coletiva e humilde-mente - vive em paz, revolte-se!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobre o conversar e discUrSAR dAS PESSOAS

“... e as bocas vomitam discórdia e blá, blá, blá...” – Trecho da letra de “Opiniões”, música da Livre Imposição Social


A passividade moderna continua sendo reproduzida nas mais despercebidas atividades no cotidiano. É difícil conversar aonde só se ouvem/falam discursos intransigentes. O discurso estrangula o potencial de ação coletiva e horizontal (sem hierarquia) de uma conversa. Talvez discursos estejam nas conversas, mas a conversa não está no discurso.
Tudo bem... discursos motivam pessoas, não estou contrariando isto. O que venho criticar é a submissão e a passividade que sofre quem só ouve e não fala (ou não é ouvido). Da mesma forma, quem só fala e não ouve exerce uma dominação ou se preferir, uma manipulação. Não estou dizendo para que cada um se feche em sua individualidade e assim ache as respostas verdadeiras. Isto seria a mesma coisa: ao invés de reproduzir dogmas já feitos, criamos uns novos. 

Acredito que exista uma enorme confusão quando “damos a nossa opinião”. Existe, na minha opinião(?!), um tanto de orgulho, arrogância e vaidade exagerados nisso. Muitas vezes, quando vamos dar (ou “enfiar goela a baixo”) uma opinião, partimos, quase que inconscientemente, da idéia de que a nossa opinião é uma verdade. E sendo assim, dentro de uma discussão nos forçamos a não levar em conta o que o outro tem a dizer. Não estou sendo a favor de que aceitemos o que os outros dizem como verdade. NÃO. Aí é que está o problema ao meu ver: OU TU ACEITA PASSIVAMENTE, OU TU IMPÕE!
Acredito que pessoas que se conheçam e se dêem bem, saibam melhor lidar com esta situação. Mesmo que muitos casais ou amigos briguem sério só por causa da absoluta “razão” de cada um. 

O que sugiro aqui, é que tentemos perceber o quanto de possibilidades podem surgir nas conversas se: ESCUTÁSSEMOS PRIMEIRO PARA ENTENDER, E DEPOIS RESPONDER. E não o contrário, como fazemos ao fuzilar o outro com respostas automáticas prontas para desmentir.
QUE SE FODA O DONO DA RAZÃO!Queria que pudéssemos deixar as idéias mais soltas e assim juntar com outras e transformá-las em outras... E, a partir daí, construir REALMENTE JUNTOS algo novo.
É só uma opinião, mas pode ser mais...
Ass:Matheus

2 comentários:

  1. Eae coletivo mente, beleza?

    desculpem pela demora na resposta, mas andamos um pouco distantes do blog ultimamente. mas, obrigado pela visita de voces no chuva negra.

    muito bom o blog de voces e o post tambem, irado!

    é nois

    ResponderExcluir
  2. Valeu ae por comentar, sempre que possivel vamos reciclar nossas ideias! Falou.

    ResponderExcluir